Trabalho em Navio de Cruzeiro - Meus preparativos: CBSN e CFPN

Geeeente,

Desculpem a demora em postar, é que esse último mês eu estive bem atarefada, trabalhando e viajando, e ainda tive que recepcionar meu babe <3. Enfim, vamos ao que interessa. 


Desde que comecei meu curso de inglês no CLEC, meu objetivo sempre foi (inicialmente) ter condições de passar na entrevista da Rosa dos Ventos Brasil, agência que faz o recrutamento de tripulantes para trabalhar a bordo na MSC Cruzeiros, uma das principais operadoras de cruzeiro do mundo. Com três meses de curso de inglês fiz a entrevista e fui pré aprovada em setembro de 2013, em virtude do meu inglês que ainda não era lá essas coisas. Mesmo assim dei continuidade ao processo e comprei o curso CREW ACADEMY que custou R$ 500,00. A RDV exige que o curso seja comprado em até trinta dias após aprovado na entrevista. O curso é composto por vídeos onde ex tripulantes falam sobre a vida a bordo, sobre preparativos pré embarque, fala sobre como funciona o trabalho especificamente em cada função e dispõe de um curso básico de inglês.

Fiz tudo isso em 2013 mas não dei continuidade ao processo pois estava trabalhando muito, estudando na faculdade, curso de inglês e naquele momento a melhor escolha foi melhorar mais meus inglês e talvez até concluir logo a faculdade antes de embarcar. Além disso tinha o lado financeiro, pois os cursos são caros e exigem um investimento inicial que eu não dispunha naquele momento.

Só agora em 2016, com a crise apertando no Brasil, dificuldade para encontrar um bom emprego, problemas no meu FIES (estou com uma ação na justiça há quase um ano para que o FIES seja repassado para a Estácio e eu possa concluir as dez disciplinas que restam cursar) e outros fatores, resolvi (e o dinheiro ajudou, rsrs) dar continuidade ao meu processo de embarque.

Matriculei no CBSN e CFPN na quinta-feira às 16h antes do feriado da semana santa, quase não deu tempo! Eu estava em Canoa Quebrada e tive que transferir uma parte do dinheiro para que a minha reserva fosse feita, mas deu certo. O curso iniciou no dia 28/03 e terminou dia 01/04. Foi uma semana puxada mas super produtiva.

A empresa que ministrou o curso foi a Rio Ship, com o comandante Moisés que foi simplesmente incrível como instrutor. O cara manda muito, navegou em todos os oceanos e trabalhou por 31 anos em navios! Dá pra ter uma noção de como foram as aulas? Rsrs. Além disso, minha turma era incrível! Conheci muita gente bacana e espero que estejamos a bordo juntos um dia.

Sobre os cursos, têm duração de cinco dias, das 9h da manhã às 18h, pesado mas super interessante sabe. O CBSN é o Curso Básico de Segurança no Navio, onde aprendemos  as nomenclaturas nada comuns das partes do navio, entendemos um pouco sobre como ele é fabricado, temos noções de combate a incêndio e sobrevivência em alto mar, além de outras coisas igualmente importantes. A duração dele é de quatro dias e é aqui que temos as aulas práticas. Já o CFPN é o curso de familiarização e proteção do navio. Aqui aprendemos quais os procedimentos que devemos tomar em determinadas situações e a quem devemos nos reportar, dentre muitas outras coisas importantes. Esse tem a duração de um dia e é bem mais técnico e entediante, rsrs. Os dois cursos custaram R$ 1.300,00, bem salgadinho o valor e foi por isso que demorei tanto a fazer.

O certificado é emitido após um mês ou um pouco mais, pois ele é enviado para a Capitania dos Portos e a Marinha precisa homologar e gerar um número de certificado, e só após o certificado é enviado para a RDV e está pronto para ser entregue ao aluno. O certificado tem validade de cinco anos.

Seguem algumas fotos de momentos no curso:







Bem, o curso foi um experiência única. Conheci muita gente boa, cada um com sua história e o porquê de querer embarcar, os encontros nos kiosks da Beira Mar de Fortaleza para umas geladas antes da aula, o grupo do whatsapp que não para, as informações compartilhadas, tudo! Foi tudo único. Posso dizer que minha experiência de embarque começou antes mesmo de embarcar.

Deixo aqui o meu muito obrigada marujos! See you on board!
Postar um comentário

Comentários