Fui conhecer o Puppy em Bilbao/Espanha


Eu sempre soube que Bilbao, na Espanha, era uma cidade cheia de charme, mas nunca imaginei que uma escultura de um cachorro gigante fosse me fazer ficar tão impressionada. Sim, estou falando do famoso Puppy, uma obra de arte nada convencional que fica na entrada do Museu Guggenheim!


Cheguei em Bilbao cheia de expectativas — aquela vibe de “vou ver arte, vou me perder nas ruas charmosas, vou entender a cultura local”... e claro, meu GPS estava me guiando diretamente ao Guggenheim, um dos museus mais famosos do mundo. E quando vi o Puppy pela primeira vez, confesso: não sabia se olhava pra ele ou se procurava a placa explicativa. Como assim um cachorro gigante feito de flores?


Parece até piada, mas não é! O Puppy é uma escultura de mais de 12 metros de altura, feita pelo artista Jeff Koons, que utiliza mais de 70.000 plantas (sim, plantas!) para formar a figura de um cachorrinho alegre e super simpático. Ele está lá na entrada do museu, de cara alegre e com um ar de “vem cá me dar um abraço”. E, claro, todo mundo que passa por ele não resiste e tira foto. Como não amar um “cachorrão” de flores?


A energia do lugar é surreal. O cachorro é tão grande e colorido que faz você parar e pensar: “Ok, arte moderna, você tem meu coração”. Ele tem esse jeitinho fofinho, mas também transmite algo que te faz refletir sobre a conexão entre a natureza e a criatividade. É uma mistura de leveza com um pouco de surrealismo — perfeito pra Bilbao, que é cheia dessa vibe de reinventar o antigo e o novo, e de espalhar arte pelas ruas.


Depois de dar uma volta ao redor do Puppy, fiquei observando os turistas e as crianças correndo ao redor dele. É um daqueles momentos que te fazem pensar: “É isso que a arte faz, ela transforma um simples passeio em algo divertido e inesquecível”.


Se você estiver em Bilbao, eu digo: não deixe de ir ao Guggenheim só para ver o Puppy! Mesmo que você não seja um grande fã de arte contemporânea, ele vai te arrancar um sorriso e, quem sabe, até te fazer refletir um pouco sobre o mundo ao seu redor.



E, claro, aproveite para explorar Bilbao, com suas ruas estreitas, os bons bares de pinchos e a energia única dessa cidade basca. Mas, cá entre nós, nada vai ser tão fofo quanto o Puppy!

Postar um comentário

Comentários